Páginas

Quem sou eu

rio de janeiro, RJ, Brazil
Sou geminiana. Do terceiro decanato.Nasci apressada, adiantada no mes e na hora. Dei trabalho, era levada. Brincava e brigava! Muito alegre, sempre feliz. Poucas vezes zangada, mas, quando zangava... Até hoje sou assim. E lá se vão sessenta e cinco anos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RECEITA DA TORTA DE MORANGOS DA BISA

   Como prometido, ai vai a receita da TORTA DE MORANGO DA BISA

INGREDIENTES
 MASSA DE PÃO DE LÓ:5 ovos , 2 xicaras( x) de açucar , 2 x de farnha de trigo peneirada , 1 colher de sopa( CS ) de fermento em pó , 1 x de leite fervente
 RECHEIO:1- 3 cx de morangos frescos, 300ml de vinho do porto tinto 3 CS de açucar.
                    2- 1litro de leite , 4 gemas, 4 CS de maizena cheias , 1 lata de leite condensado , 1 pote de creme de leite culinário ECILA.
 COBERTURA: 1 pote de creme de leite chantilly ECILA.

MANEIRA DE FAZER:
 PÃO DE LÓ:  Bater as claras em neve firme, juntar as gemas passadas na peneira e bater até ficar esbranquiçada. Despejar aos poucos o açúcar e bater bem. Depois, adicionar a farinha de trigo peneirada com o fermento e misturar bem. Por último, junte o leite fervente e misture . Colocar em forma untada e polvilhada com farnha de trigo. Forno a 200 graus. Assa rápido. No final, dicas de formas.
 CREME :1-Separar alguns morangos para decorar e reservar(mais ou menos 1 cx). Picar não muito miudo o restante. Colocar em uma vasilha e adicionar o vinho e o açúcar.Reservar na geladeira.
                 2-  Misturar o leite aos outros ingredientes e, com o auxilio de um FUET  homogeinizar a mistura e levar ao fogo, mexendo sempre até ferver e engrossar. Tem que ficar consistente como mingau. Se necessario, dissolva mais maizena em um pouco de leite  e adicione. Deixar esfriar, mexendo de vez em quando para não criar nata.
 COBERTURA: Faça o chantilly como indicado na embalagem e bata até ficar consistente , pois é para cobrir. 

 DICAS DA FORMA PARA O PÃO DE LÓ: O ideal, para quem não sabe cortar bolo , é fazer em formas de tamanho igual, dividindo a massa. Essa receita dá para umas 20 pessoas, repetindo.Fiz para a minha mãe  uma receita e meia, e couberam em tres formas redondas de 30 cm cada. Uma delas ficou mais cheia, e, como este bolo rende muito, tive de dividir o bolo pronto da forma mais cheia e desprezar uma camada. QUE PENINHA! Mas fiz umas tiras do que sobrou e torrei. Não sobrou nadinha para contar a história.Esta torta, como eu fiz, teria dado para quase 50 pessoas.
  Outro lembrete. Se for fazer receita e meia ou dobrada, não precisa aumentar o creme, pois rende muito.

                                        MONTAGEM DA TORTA
  Escolha um prato bonito e de bordas viradas para cima, pois sora um pouco da rega de vinho . Coloque a primeira massa, regue com o vinho do porto que usou para macerar os morangos. Colocar um pouco do creme e por cima um pouco dos morangos distribuidos uniformemente. Novamente um pouco do creme. Coloque outra massa, e repita a operação. A terceira massa só vai ser regada, pois ai já se faz a cobertura com o chantilly. Decore a gosto com os morangos reservados para isso.
  SUCESSO, MENINAS.
 Parece dificil, mas não é , e o pão de ló é maravilhoso e pode virar rocambole também. Depois dou uma receitinha dele agridoce, com recheio de abacate com atum. VOILÁ e A DEMAIN
                                      
                                            

ANTES DA TORTA DE MORANGO< LEIAM ARTIGOS do O GLOBO

     HOje, sexta-feira, dia 12/08 li dois artigos no  GLOBO muito interessantes. O primeiro foi do NELSON MOTTA, entitulado: ANTES TARSO DO QUE NUNCA. Òtimo. O outro, também ótimo, do ARTHUR DAPIEVE, entitulado FAIXA SELETIVA. Falam de assuntos que estão sempre na pauta do dia de nossos pensamentos, e com perguntas sem respostas. Leiam e me digam se não tenho razão.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ANIVERSÁRIO DA BISA

                                    BOLO DA BISA- ELA E SEU BISNETO MAIS NOVO

              Sábado,  dia 06/08  foi  comemorado  o  aniversário  de  93 anos da  Bisa,  minha  mãe querida !
              Em  todas  as  comemorações  que  são  feitas  em  sua  casa, a  presença  da  familia  é  o  que  motiva  . Mas,  há  tres  ou  quatro  anos,  houve  uma  diminuição  substancial  das  presenças: minha irmã,  seu marido,  seus tres filhos e  cinco netos  se  ausentaram,  pois  vivem  hoje  na  Suiça. A falta  deles é  muito  sentida  por  nós,  porque,  como  descendentes  de  italianos, a  mesa  é  o local  de  encontro  preferido!
              Outra  ausencia  sentida  foi  minha  tia de  89 anos, irmã da Bisa,  que  estava  adoentada , e sua  familia. Mesmo assim,  a  comemoração  foi  um  SU - esta é do Ibraim Sued- !
             Foi  um  grande  almoço,  onde  estavam  umas  quase  vinte  pessoas . Sem entradas,  pois o  prato  principal  era  substancioso, e  apenas  salgadinhos  classicos  de  aperitivo,  servidos  com   um  espumante  frances - Grande Cuvée 1531 de Aimery- Crémant de Limoux.  O prato  principal  foi  um  grande  Cozido  à  D. Delcy( este é o nome da Bisa, minha mãezinha) feito  por  mim, servido  com  vinho argentino  Clos  de  Los  Siete, e, um  Casa Silva Reserva,  de  reserva.  Mas o Clos  deu  conta do recado!
             De  sobremesa,  um  pudim  de  leite  feito  por  ela, Dos Deuses, e  sem  leite  condensado. E a  torta  da  foto  para os  parabens.  Feita  por  mim!  Vale  a  receita,  que  darei  junto  com  o  pudim  de  leite  da  Delcy,  pois  é  muito  extensa.
            O  cafézinho  foi servido  depois,  com un s biscoitinhos Dos  Céus  feitos  por ela,  o enroladinho  de  goiabinha  e  o de  castanha  do  pará.  No  mais  A demain!(outra do Ibraim- Que saudosismo igual ao do Joaquim F dos Santos)

Posted by Picasa