Páginas

Quem sou eu

rio de janeiro, RJ, Brazil
Sou geminiana. Do terceiro decanato.Nasci apressada, adiantada no mes e na hora. Dei trabalho, era levada. Brincava e brigava! Muito alegre, sempre feliz. Poucas vezes zangada, mas, quando zangava... Até hoje sou assim. E lá se vão sessenta e cinco anos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DIA DAS MÃES

        - Mãe, estava pensando em você.
        -Tudo por você, mãe.
        - Carinho em forma de presente. ......
    Essas e outras tantas frases, tentam VENDER o DIA DAS MÃES.! E você vai comprar!
    Porque hoje, o dia das mães não é mais o dia em você comemora a felicidade de ter uma, de estar com uma ou lembrar com saudade de uma. Hoje, é o dia de COMPRAR algum presente, ás vezes na ultima hora, por obrigação.
    Ora, vamos acabar com isso! Que tal dar um GRANDE ABRAÇO e um BIG BEIJO, naquela que deu você para a vida e ajudou você a ser o que é hoje?! Então, esqueça os apelos de merchandising e vamos ao GRANDE ABRAÇO e BIG BEIJO no domingo. VOILÁ!!!

PASSEIO EM FRIBOURG---Continuação

       Além de ser uma bonita cidade com histórico medieval, FRIBOURG é bem localizada, pois daí voce pode ir até ZURICH, NEUCHATEL (dizem que possui o mais bonito lago da Suiça), BERNA ( ao lado), MONTREAUX, GENEBRA, LUCERNA, e alguns pontos doa ALPES para esquiar. Fomos então a SCHARZSEE ou LAC NOIR, uma estação de  esqui a mais ou menos 40 minutos. Na ocasião, meados de março, fazia ainda muito frio e o lago estava congelado, mas, o teleférico que nos levaria á montanha estava parado, pois havia pouca neve para a prática de esportes na neve. Subimos um pouco a montanha e encontramos um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com bancos  e algumas oferendas e muitas velas. Acredito que ´seja lugar de romaria e orações .

        Outra visita agradável para se fazer é ir ao CASTELO DE GRUYÈRE, a 40km de Fribourg .http://www.chateau-gruyeres.ch/ Circundado pelos ALPES, uma vista soberba. Parece uma cidadela encastelada.Alguns objetos e recordações da região, á venda nas lojinhas. Possui restaurantes e hoteis. O castelo em si é muito bem conservado e os jardins estavam sendo refeitos. Em suas dependencias acontecem exposições semestrais e na ocasião, era a artista Chantal Michel quem espunha fotos, instalações e videos, apropriados , ou melhor, pensados para o local. Muito interessante.
       Perto dali fica a MAISON DU  GRUYÈRE, com demonstração ao vivo de como é feito o famoso queijo, e com degustação.Vale m as visitas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PASSEIOS EM FRIBOURG--SUIÇA

          Chegamos a GENEBRA em voo da TAP, proveniente de PORTO.Aliás, quero registrar que nossa viagem , a parte aerea, foi toda com a TAP-RIO-LISBOA;PORTO-GENEBRA; PARIS-PORTO-RIO; e adoramos.É lógico que o menu sempre deixa a desejar, mas, depois de tanta refeição prazerosa, não fez falta. E as bagagens foram retiradas sem problemas.
           Então, chegamos a GENEBRA e, no aeroporto mesmo tem um terminal ferroviário, onde pegamos um trem para FRIBOURG, cidade onde mora minha irmã e sua familia(marido, filhos e netos,e agora um gato também). A viagem foi ótima, com uma paisagem muito bonita, extensões sem fim de campos, na ocasião ainda frio, com alguns cavalos vestidos. O gado estava recolhido. O percurso levou 1h e45minutos.
             FRIBOURG é uma cidade bonita com centro antigo medieval ( um dos maiores da Europa) e com Igrejas e fontes do século XII ao XVII. Ás margens do Rio SARINE, possui falésias, mostrando que havia  mar  ali  anteriormente.  Inúmeros shoppings e supermercados que mais parecem shoppings também. Relógios, produtos de beleza e perfumes, a preços melhores que os dos freeshops dos aeroportos. A não ser os de Portugal. Queijos e chocolates dos deuses(CAILLER,FREY,LINDT,CAMILLE BLOCH) Vejam a foto.  E os preços...
             Nesta cidade, tivemos libações gastronomicas na casa de minha irmã( raclete, cordeiro,rolo de frango desossado recheado, vinhos da Alsacia e da Suiça) mas, o que realmente ficou na memória, foi o FONDUE DE QUEIJO, feito pela sua norinha.Como acompanhamento, ela serviu BATATAS COZIDAS com casca - no lugar do pão- e...ASPARGOS FRESCOS verdes, originários do Peru. Achei a alternativa da batata excelente, pois o pão sempre provoca "gastura" para os mais antigos,"plenitude" para os mais eruditos e "empazinamento" para os populares. Nenhum deles agradável!
             Bem, o fato é que este fondue vale a receita:
   quantidade por pessoa: 200g de queijo emmenthal, 60 ml de vinho bco seco, 2 dentes de alho processados.  Coloque o alho e o vinho na panela, deixe aquecer e perfumar, despeje o queijo picado ou ralado grosseiramente e vá mexendo até dissolver. Se necessário, adicione mais vinho. Tempere com pimenta do reino moida na hora, Kirsch-um pouquinho , e gotas de limão,se gostar. Sirva-se. Acompanhe com um vinho riesling alemão, de preferencia gelado.BON APETIT. 

       
     








    

domingo, 1 de maio de 2011

Dicas de restaurantes e bistrôs em Paris.

    Alguns comentados por chefs: L'AMIS JEAN-R Malar,27-Metrô Invalides- Ècole Militaire;
    L'AMI PIERRE-R de la Main-D'or- Metrô Bastille ou Ledru-Rollin
    LE COMPTOIR DU RELAIS- Carrefour de L'Odéon,5-  Metrô Odéon;
    LE BARRATIN- R Belleville,3- Metrô Pyrinées
    LE PETIT VATEL_ R de Lobineau,5
    BUISSON ARDENT- R de Jussieu,25
 

VISTA DO RESTAURANTE DO IMA

JANELA DO IMA
 Uma visita imperdível, e, se quiser, almoce, no Restaurante árabe da cobertura, com vista magnífica:  INSTITUT DU MONDE ARABE-(IMA) R des Fossées Saint-Bernard- Place Mohammed.O arquiteto, Jean Nouvel, executou este edificio, com janelas que abrem e fecham de acordo com a luminosidade e segundo uma máquina fotográfica. A janela acima é um exemplo da funcionalidade, e é uma em milhares que existem nas fachadas. Um espetáculo de física.